"A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito." Denis Diderot

segunda-feira, 21 de março de 2011

O Blog



Você é apenas um em um mundo de quase sete bilhões de pessoas. Diferentes raças, cores, religiões, estilos, gostos musicais, línguas, cores de cabelo, times de futebol, empregos, classes sociais e também preconceitos, que convivem diariamente lado a lado.
Vivemos em uma sociedade completamente estereotipada, onde estar fora dos padrões é, infelizmente, uma excelente razão para ser vítima de preconceito. Talvez você se pergunte quais e quantos são esses padrões, mas acredito que ninguém saiba responder ao certo. A realidade é que existem vários deles espalhados por aí, visíveis para qualquer um que queria ver, mas estão principalmente na mente das pessoas. Os estereótipos geralmente são comuns, aceitos pela maior parte da sociedade, mas é difícil saber quando você está ou não dentro dos padrões, pois cada um os tem pré-definidos em sua mente, e eles diferem de pessoa para pessoa.
Caso você procure a definição de estereótipo no dicionário ou mesmo na internet, encontrará que é a imagem preconcebida de alguém ou algo baseado em alguma generalização. O estereótipo é um tipo errôneo de julgamento onde é levado em conta fatores além do caráter e personalidade da pessoa para defini-la, como por exemplo, a idéia de que as mulheres loiras são burras. Neste caso é considerada apenas a cor do cabelo para julgar a capacidade intelectual de tais mulheres, o que na verdade, é um tipo de preconceito.
Nesse blog falaremos sobre os diversos tipos de preconceito que podem ser encontrados na sociedade, opiniões que a maioria das pessoas tem sobre outras À primeira vista.