"... homens covardes que foram injustos durante sua vida, serão provavelmente transformados em mulheres quando reencarnarem" - Platão.
Esta é apenas uma frase dentre muitas escritas por filósofos, teólogos e pensadores expressando claramente a suposta inferioridade da mulher diante do homem. Desde o início dos tempos o preconceito contra as mulheres é claro na sociedade. Na antiguidade, as mulheres tinham de ser consideradas virtuosas como a Virgem Maria, puras, dóceis e submissas, ao contrário, eram consideras bruxas (aquelas que buscavam algum tipo de conhecimento, que possuíam contato com arte, ciência e literatura) ou prostitutas.
Hoje, apesar do avanço no mercado de trabalho e da conquista do direito de voto, ainda possuem salários menores que os dos homens, têm dificuldade de conseguir determinados cargos altos em empresas, e mesmo quando os possuem, sua capacidade de exercê-lo é questionada. Além disso, várias músicas tratam as mulheres de forma pejorativa, as limitando aos seus corpos e obviamente agradando público masculino.
Apesar da constante perseguição através dos séculos, mulheres como Anita Garibaldi, Joana D'arc, Cleópatra, Elizabeth I, Madre Teresa de Calcutá e Marilyn Monroe causaram uma grande mudança no papel da mulher e reduziram bastante o preconceito, porém não conseguiram extinguí-lo. E mesmo havendo a necessidade de mais mudanças, é inegável reconhecer a importância de tais mulheres para todas nós, que ainda somos vítimas da sociedade machista.
Inúmeras mulheres foram queimadas em fogueiras, perseguidas e mortas para que hoje, nós pudéssemos viver com maior liberdade e dignidade. Se tivessem se submetido aos homens agindo como estipularam que deviam agir, pouca coisa teria mudado. Só houve mudanças porque algumas delas resolveram lutar por si mesmas, fazer a diferença, e é necessário que hoje nós continuemos o que elas começaram, para que cada vez mais conquistemos nosso espaço.Como diz a frase da primeira dama da Califórnia. Maria Shriver: "mulheres bem-comportadas não fazem história". Muito menos a mudam.