"A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito." Denis Diderot

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Diferentes na cor , unidos pela amizade

Este é um exemplo de como a amizade supera até mesmo o preconceito...

Nas Olimpíadas de Berlim em 1936, no ninho dos nazistas , acontecia a disputa pela medalha de ouro no salto a distância ; os dois atletas que disputavam o primeiro lugar eram o alemão Lutz Long , branco , apoiado por todos , inclusive por Hitler , que assistia a disputa de camarote ,e o ameriano Jesse Owens , negro.


Jesse Owens  (Oakville, 12 de setembro de 1913 - Tucson, 31 de março de 1980)

No início da competição , Jesse Owens teve alguns problemas pois pisou na linha branca por duas vezes em seus dois primeiros saltos. Com isso , todos ficaram ainda mais confiantes da vitória do atleta da casa , Lutz Long . Numa atitude inesperada , Lutz se dirigiu a Owens e deu alguns conselhos para Owens , e este o escutou , tanto que em seu terceiro salto ele não pisou na linha branca como anteriormente. Os quartos e quintos saltos de ambos foram muito bons , levando o público ao delírio.Mas no último salto , Jesse owens superou Lutz Long por 27 centímetros e ganhou a medalha de ouro.
O fato de um negro ter ganhado uma medalha de ouro na "Casa dos Brancos" deixou Adolf Hitler furioso , fazendo com que ele saísse do estádio. Mesmo com a derrota , Lutz long foi o primeiro a cumprimentar Jesse Owens pela vitória , e assim eles se tornaram grandes amigos , até mesmo depois dos Jogos Olímpicos.
Pouco tempo antes de morrer , Jesse Owens disse sobre o que aconteceu em Berlim : "Eu ganhei quatro medalhas de ouro , mas ganhei algo muito melhor e mais interessante : a amizade de Lutz Long".

Nenhum comentário:

Postar um comentário